A influência de J.R.R. Tolkien nos dias atuais

A influência de J.R.R. Tolkien nos dias atuais

Você pode não conhecer John Ronald Reuel Tolkien, mas com certeza já ouviu falar de suas obras e aprecia diversos trabalhos inspirados em suas criações entre arte, literatura, filmes e jogos.

Hoje, 25 de março, os fãs celebram o “Tolkien Reading Day”, data especial para que as pessoas leiam os livros do famoso autor de “O Senhor dos Anéis”, “O Hobbit” e muitas outras histórias sobre a Terra Média.

Mas por que Tolkien é tão admirado mesmo tanto tempo após sua morte? Bem, sua criatividade imensurável influencia muitas obras até hoje. Ele criou um mundo diferente, criou raças (como os hobbits/halflings), colocou seu toque em outras raças baseadas em lendas européias e até mesmo criou novos idiomas! Isso mesmo! Já é difícil aprender um novo idioma, mas este homem pensou em tudo para suas histórias, tão completas e detalhadas a ponto de serem usadas línguas fictícias.

J. R. R. Tolkien: conheça 8 livros do criador de O Senhor dos Anéis -  DeUmZoom

Sua criação de um grande mundo de fantasia serviu de base e inspiração para, por exemplo, diversos autores de livros famosos entre monstros, seres fantásticos e aventuras épicas, como George R.R. Martin (As Crônicas de Gelo e Fogo, adaptadas para a série Game of Thrones), Neil Gaiman (Sandman e Deuses Americanos), J.K. Rowling (Harry Potter), C.S. Lewis (As Crônicas de Narnia) e Stephen King (tendo as obras de Tolkien como uma de suas maiores inspirações em “A Torre Negra”). Ouso dizer que cada obra fantástica nova tem pelo menos um dedinho de influência de Tolkien,que trouxe para o estilo fantasia um novo olhar.

Assim como nos livros, os filmes também passaram a ter essa nova inspiração. Por exemplo, George Lucas sempre afirmava que O Senhor dos Anéis foi a influência principal para Star Wars. Assim também foi com os desenhos, como “Caverna do Dragão” e até animes.

Outra área influenciada pelo autor foi o Rock. Os Beatles cogitaram fazer uma versão de “O Senhor dos Anéis” que não foi pra frente. Outras músicas também apresentam referências a sua obra, como “The Gnome” (Pink Floyd), “Ramble on”, “Misty Mountain Hop” e “The Battle of Evermore” (Led Zeppelin), “The Wizard” (Black Sabbath) e outras bandas do Heavy Metal como MotorHead, Mötley Crüe e Blind Guardian.

Também não podemos deixar de falar dos jogos! O famoso RPG Dungeons&Dragons é um clássico exemplo inspirado nas obras de Tolkien (e também é ótimo para estimular a criatividade e aproveitar com os amigos!). Se eu fosse citar aqui todos os games que tiveram essa influência a lista seria enorme, pois hoje já são clássicos os monstros e criaturas fantásticas nos jogos.

Todos os tipos de arte puderam aproveitar um pouco da criatividade imensa de J.R.R. Tolkien, desde pinturas até a música. O autor, por sua vez, também teve distintas influências para escrever seus livros, como o período de sua vida rural, a religião católica e as guerras que lutou, como a Primeira Guerra Mundial, quando presenciou a morte de muitos combatentes e amigos.

Impressionante esse mundo de fantasia tão completo e detalhado que influencia todos os tipos de arte até hoje, não é mesmo? Então aproveite o dia de hoje para conferir o trabalho de Tolkien! Tenho certeza que não vai se arrepender!

Por Juliana Hansen

Kássia Carvalho

%d blogueiros gostam disto: