CESP reduz vazão em Jupiá e Porto Primavera
Companhia pretende possibilitar a recuperação do nível mínimo operacional do reservatório de Ilha Solteira
São Paulo – A CESP iniciou testes para reduzir a vazão dos reservatórios de Jupiá e Porto Primavera, de forma a possibilitar a recuperação do nível mínimo operacional do reservatório de Ilha Solteira.
O procedimento tem início após decisão proferida pelo juiz federal Rafael Andrade de Margalho, de Jales (SP), a qual determinou a suspensão da geração de energia em Ilha Solteira.
Em nota enviada ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, a CESP informou que a vazão do reservatório de Jupiá será reduzida de 3.700 metros cúbicos por segundo para 2.500 metros cúbicos por segundo.
Já a vazão de Porto Primavera passará de 4.300 m³/s para 3.000 metros cúbicos por segundo. O início dos testes, segundo a estatal paulista, foi autorizado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A usina Ilha Solteira, por sua vez, continua operando, “de acordo com a programação estabelecida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)”, destacou a estatal paulista.
Procurado, o ONS informou que advogados estão em contato com o juiz em Jales para discutir a decisão proferida na quarta-feira passada, dia 20.
A ação em questão foi ajuizada, de acordo com a Agência Brasil, por associações de piscicultores que reclamam prejuízos provocados pelo baixo nível das represas na região de Santa Fé do Sul (SP).
Para garantir a recuperação do nível da água na região e evitar os danos causados aos piscicultores, o juiz determinou a suspensão das atividades em Ilha Solteira. O não cumprimento da ordem judicial está sujeito a uma multa diária de R$ 100 mil.
A usina Ilha Solteira é o principal complexo gerador da CESP, com capacidade instalada de 3.444 MW, superior à soma das capacidades instaladas das usinas de Jupiá e Porto Primavera – que, juntas, têm capacidade para gerar 3.091,2 MW.
Fonte: Exame