Árabes vão construir uma usina solar 100 vezes maior do que a atual maior do mundo

Árabes vão construir uma usina solar 100 vezes maior do que a atual maior do mundo

A Arábia acaba de vencer a luta não declarada pelo título de maior central solar do mundo. Os árabes voltam a mostrar o seu poder com um investimento de 200.000 milhões de dólares para uma central de produção de energia elétrica com recurso aos fotões emitidos pelo sol. O dinheiro tem origem no SoftBank Group Corp. e do governo da Arábia Saudita.

A Arábia Saudita poderá assim reclamar dois feitos em energias renováveis. A central de produção de energia solar será a maior em termos de dimensões e também em capacidade de geração, que terá capacidade de 200 GW.

O acordo foi celebrado entre Masayoshi Son, fundador do SoftBank, e Mohammed Bin Salman, poderoso príncipe herdeiro saudita. O investimento é o maior nesta área em toda a história da humanidade.

Ainda são poucos os detalhes que se conhecem relacionado ao projeto da maior central de produção de energia solar. Os 200 GW que promete gerar representam o triplo da capacidade total de geração da Arábia Saudita, país banhado pelo sol desértico e que tem enorme potencial de geração de energia deste tipo. Quanto ao impacto em termos de emprego representará a contratação de mais de 100.000 pessoas para a sua construção. Os trabalhos deverão estar concluídos em 2030.

Até aqui a maior usina solar do mundo era a Solar Choice Bulli Creek PV que vai ser instalada na Austrália e terá capacidade de geração de apenas 2 GW. A sua construção deverá estar concluída em 2023. O projeto apresentado agora pela Arábia Saudita possui dimensão 100 vezes superior.

Os 200 GW de energia gerada pela Arábia Saudita na sua nova central de energia solar representam também o quádruplo de toda a energia gerada com recurso ao sol em todo o ano de 2017.

O SoftBank prossegue assim o seu plano de domínio mundial do setor da tecnologia. Outros passos importantes foram dados neste sentido com a aquisição de empresas como a ARM e a Boston Dynamics.  A Arábia Saudita quer a todo o custo diversificar a sua economia para além dos rendimentos gerados pelo petróleo.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!

Fonte: Engenharia É

logo_pet2

 

1008jia2001