Eficiência Energética na Escola

O projeto “Eficiência Energética na Escola” será realizado pelos petianos da Engenharia Elétrica, tendo como colaboradores petianos de outros grupos PET e GET da UFJF, do IFET/JF e do CEFET/Leopoldina, que são instituições de ensino superior da cidade e região. Trata-se de um projeto com características mais destacadas de extensão, e tem como público alvo os estudantes do ensino fundamental e médio das escolas da cidade e região.
De forma semelhante ao anterior, o projeto Eficiência Energética na Escola possui, também, objetivos direcionados a dois grupos distintos: os petianos, que o realizam, e os alunos do ensino fundamental e médio, que dele participam.
Os fundamentos conceituais desse projeto, para os petianos responsáveis por sua condução, apoiam-se de forma mais explícita na filosofia da Aprendizagem Baseada em Projetos – PjBL (Project Based Learning), que consiste em uma postura pedagógica na qual grupos de estudantes efetuam o desenvolvimento de um projeto para resolver problemas realistas e/ou situações reais da vida profissional, ou que a emulam. Essa abordagem possibilita o aprendizado da interação necessária ao trabalho em equipe, tanto entre seus membros como com o ambiente onde estão inseridos, o fortalecimento das habilidades, a aquisição dos conhecimentos técnicos, o desenvolvimento de atitudes e comportamentos que lhes permitam lidar com os ambientes de trabalho, após a conclusão dos estudos. No geral, pode-se dizer que consiste em um método de ensino que envolve os alunos no aprendizado através de atividades de pesquisa/desenvolvimento, onde trabalham de forma autônoma e colaborativa, sob a supervisão de um tutor, ou facilitador, ao longo de um período de tempo, em torno de tarefas complexas, resultando em produtos realistas.
Para o desenvolvimento do projeto, os estudantes do ensino fundamental e médio, das diversas escolas da cidade e região, formam grupos de trabalho e devem, sob a orientação de um professor de sua escola, desenvolver um trabalho, de sua livre escolha, mas que tenha relação com o tema “Energia, Desenvolvimento e Sustentabilidade”. Toda a responsabilidade na condução do projeto – contato com as escolas, motivação dos grupos, esclarecimentos de dúvidas, acompanhamento das atividades, fornecimento de suporte técnico, acompanhamento do cronograma de execução – é dos petianos que, nesse contexto, atuando como gestores do
projeto, tem oportunidade de desenvolver e reforçar suas competências transversais, especialmente aquelas associadas à gestão de projetos, componente destacado do perfil profissional do engenheiro.
Existe a proposta que os melhores trabalhos desenvolvidos sejam apresentados durante a realização da Semana da Engenharia, envolvendo também uma premiação para os trabalhos mais originais e criativos.

Eficiência Energética na Escola 2013