Automação e Robótica

Automatização dos Procedimentos Médicos

auto medicoCom o constante avanço da tecnologia e crescente aumento da sua necessidade no dia-a -dia, os estudos na área de automação tem se tornado cada vez mais importantes, e é dessa forma que a automação industrial vem, aos poucos, sendo incorporada na área médica. Entretanto, esse processo é recente, e o ambiente hospitalar, tanto público, quanto privado, ainda é pouco automatizado. Por isso, estão surgindo pesquisas cada vez mais aprofundadas em áreas onde a automação pode ser aplicada, essas áreas seriam a criação de biossensores e biodispositivos, o desenvolvimento de arquiteturas de redes que transfiram sinais biomédicos, criação de tecnologias que otimizem os sistemas hospitalares, entre outras.

A automatização dos procedimentos médicos bem como automação hospitalar traz consigo vários benefícios, dentre eles podemos citar a maior exatidão no cálculo da conta dos pacientes, que a princípio não parece tão relevante, mas garante um grande aumento de eficiência e redução de tempo e de possíveis erros. Um aumento da segurança do paciente já que praticamente instigue a possibilidade de erro de um profissional ao indicar um medicamento ou fazer uma cirurgia. A Maior segurança também da equipe médica, isso porque a automação leva a um maior controle dos prontuários dos pacientes. Também a diminuição de gastos com remédios, isso porque a automatização das farmácias possibilita maior controle do estoque de medicamentos vencidos ou possivelmente desviados.

Além desses benefícios é possível citar vários outros que viriam como consequência destes, e nem é possível colocar em questão se há realmente uma vantagem quando se trata de custo/benefício, a redução dos gastos fica bem clara. Muito dinheiro está sendo aplicado no desenvolvimento dessas tecnologias que vão tomando conta do setor, o que nos faz pensar como vai ser o futuro. A automação vai tomar conta dos hospitais até que a medicina se reduza a máquinas? No caso do Brasil, onde temos um governo que se responsabiliza pela saúde, mas que passa por dificuldades nessa área e precisa claramente de reformas, sendo marcado pela grande diferença entre o sistema público e privado, somos levados a nos perguntar se a tecnologia não aumenta ainda mais o abismo que existe entre quem tem e quem não tem condições financeiras de arcar com os custos.  Podemos ir até mais longe: Será que vamos ver médicos perdendo seus empregos para robôs? Até que ponto todas essas mudanças podem nos levar?

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com