China x Clubhouse: rede social de áudio do momento

O aplicativo Clubhouse é a nova rede social de bate-papo em áudio em salas. Inicialmente, era utilizado apenas no Vale do Silício, mas tem ganhado o mundo nos últimos dias e a China também.

O governo chinês possui um “Grande Firewall” que censura muitos aplicativo e, até o momento, o Clubhouse não era atingido. Essa liberdade possibilitava a discussão de assuntos raros na internet chinesa. As autoridades controlam o que é publicado na internet, censuram resultados de pesquisas e limitam a visibilidade das postagens.

O Clubhouse consiste em salas de áudio, que não são gravados, permitindo privacidade pelos usuários. Assim, foram encontradas salas com milhares de usuários da China e de Taiwan conversando sobre o governo chinês educadamente. Tais como: prós e contras da democracia, discussões polêmicas sobre a política de Hong Kong, conversas sobre o grupo étnico uigur no oeste do país, que tem parte da população confinada forçadamente em campos de “reeducação” e sujeita a abusos de direitos humanos e a unificação de Taiwan e China.

A rede social é aberta apenas para convidados, assim convites foram vendidos por até US$77.

Na segunda feira, dia 08/02, usuários relataram que o aplicativo foi desligado simultaneamente.

O Clubhouse deve ter criado uma dor de cabeça para os censores chineses, que não são especialmente ativos durante o período anual de férias do Festival da Primavera”, explica Kerry Allen, analista de mídia na China.

“Aplicativos estrangeiros geralmente não estão disponíveis para visualização no momento em que começam a ganhar impulso na China, mas muitos usuários chineses conseguiram conversar com pessoas no exterior por dias, antes de ficarem offline repentinamente.”

E você, já aderiu ao Clubhouse?

Fonte: BBC

Escrito por: Júlia Bittencourt