Marketing para negócios

Marketing é um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair e se relacionar com pessoas. Essas estratégias contribuem para fortalecer uma marca no mercado, criar uma identidade e gerar lucros.

O marketing ganha espaço cada vez mais no mundo, e é muito importante que todos conheçam alguns de seus princípios seja para utilizá-los ou reconhecê-los no dia a dia.

Existem diversos tipos de marketing, como:

  • E-mail marketing: quando empresas mandam e-mails com promoções e cupons de desconto, por exemplo;
  • Marketing pessoal: quando o “produto” que se tenta vender é uma pessoa, como em uma entrevista de emprego;
  • Outbound marketing: marketing feito em telemarketings, outdoors, propagandas de rádio, etc;
  • Inbound marketing: se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico.

As ferramentas:

  1. Identidade Visual: é um dos elementos mais importantes da marca, por ser visual. É a maneira pela qual os consumidores vão identificar e distinguir uma marca das outras. Os principais elementos da identidade visual são: nome, cores e logotipo;
  2. Marketing de fidelidade: este tipo de marketing visa a relação a longo prazo com o cliente. Busca que o consumidor mantenha uma conexão afetiva forte e duradoura. Costuma-se dizer nessa ferramenta que “cliente bom é cliente fiel”, pois este cliente vai comprar sempre de você e ainda tem um grande potencial de te recomendar. Mas para isso o cliente precisa estar muito satisfeito, então deve-se atender suas necessidades e agradá-lo;
  3. Digital Marketing: é o marketing realizado através da internet e das redes sociais. É muito utilizado nos dias de hoje e vem substituindo os outros tipos de marketing mais convencionais por ser barato e mais efetivo, mas é necessário conhecer bem sua audiência, estabelecer propósito e como será feito;
  4. Buyer Persona: é um personagem fictício e detalhado que representa seu cliente ideal. Ele é construído baseado em pesquisas reais de pessoas e consumidores reais. Pode-se ter mais de um buyer persona, porém não é muito aconselhado ter mais de três. O buyer persona tem que ter: nome, idade, local de nascimento/trabalho, profissão, rotina diária, salário, estado civil e outros. Com essas informações você faz um pequeno texto descrevendo esta pessoa fictícia;
  5. Marketing de conteúdo: estratégia de criação de conteúdo relevante para as redes sociais que contenha informações pertinentes para os seus consumidores. É uma técnica muito utilizada como forma de educar pessoas que possam ser seus futuros clientes. Antes dessa pessoa se darem conta de que tem um problema, o criador de conteúdo aponta para ela o problema e sutilmente mostra como seu produto pode ajudar no resolução desse problema. Quando ela desejar resolver esse problema, provavelmente irá comprar da marca que lhe deu informações para que compreender algo;
  6. Princípio de Pareto: é uma “lei” que diz que seu conteúdo nas mídias sociais deve ser 20% falando apenas do seu produto e 80% falando apenas coisas relacionadas a sua marca indiretamente.

Por: Giovanni Tomasco