Siemens inaugura centro de smart grids em Curitiba

Iniciativa faz parte de pacote de U$600 milhões em investimentos no País

A Siemens inaugurou nesta quinta-feira (19/04), em Curitiba (PR), seu primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento voltado às soluções de smart grid. A iniciativa faz parte de um pacote de US$600 milhões em investimentos anunciados para a criação de mais linhas de pesquisa e expansão da capacidade produtiva no País.

O empreendimento vai ocupar dois prédios do Parque Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Neste primeiro momento, as atividades serão focadas em softwares e soluções de tecnologia da informação para a gestão e automação de sistemas de energia.

“Este novo centro de P&D nasce integrado à estratégia global da Siemens para soluções smart grid, desenvolvendo tanto soluções para os clientes do mercado brasileiro quanto soluções de aplicação global”, afirma o diretor da divisão de negócios smart grid da Siemens do Brasil, Guilherme Mendonça.

A empresa possui seis centros de pesquisa e tecnologia no Brasil. Em 2011, já havia sido feito o anúncio de planos para instalação de um centro de P&D voltado para o setor de petróleo e gás no Parque Tecnológico da Ilha do Fundão (RJ), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com o novo empreendimento em Curitiba, a Siemens vai passar a contar, ainda em 2012, com oito centros de P&D no País.

“O Brasil está adquirindo uma posição de vanguarda na estratégia da companhia e estamos investindo em centros globais de competência em setores estratégicos, como smart grid e Oil&Gas. Esta ação reforça o compromisso que temos com a inovação e com o crescimento do País”, destaca o CEO e presidente do Grupo Siemens no Brasil, Paulo Stark.

Fonte: Jornal da Energia