Consumo de energia elétrica no país cai 0,9% em março, aponta EPE

Consumo residencial registrou o segundo mês consecutivo de queda. No 1º trimestre, queda foi de 0,6% na comparação com 2014.

10_06_24_NoticiaGeral_ConsumoEnergiaBrasil_rev_RFO consumo de energia elétrica na rede totalizou 39.827 gigawatt-hora (GWh) em março, o que corresponde a uma queda de 0,9% sobre igual mês do ano passado, informou na terça-feira (31) a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

A queda no uso de eletricidade foi verificada em todos os seguimentos – residencial, comércio e serviços, e industrial.

Segundo o EPE, o recuo no consumo residencial pelo 2º mês consecutivo e o baixo crescimento comercial (2,1%) afetaram o resultado de março.

“As classes residencial, com retração de 1,1%, e comercial, com crescimento de 2,1%, bastante aquém do seu histórico, tiveram forte contribuição para o resultado negativo neste mês. Fatores tais como o cenário econômico adverso e temperaturas mais amenas comparadas ao ano passado ajudam a explicar o resultado observado nestas classes, principalmente nas regiões Sul e Sudeste”, destaca o relatório.

No setor industrial, a queda foi de 3,2%, mas menor menor do que as observadas recentemente, reflexo da fraca atividade generalizada do setor.

No trimestre, a queda no consumo foi de 0,6%, na comparação ao mesmo período de 2014. Trata-se da segunda queda registrada em um primeiro trimestre desde 2005.

A Empresa de Pesquisa Energética estima um recuo de 0,5% no consumo de energia para 2015 no país.

Fonte: G1logopet