AUDI REVELA SISTEMA DE SUSPENSÃO QUE ARMAZENA ENERGIA

Audi revela sistema de suspensão que armazena energiaA Audi revelou que está a trabalhar numa tecnologia que poderá vir a substituir os amortecedores tradicionais utilizados nos dias de hoje. Trata-se de um sistema de suspensão que usa motores horizontais e que permite armazenar a energia gerada pela circulação do automóvel na estrada.

 

Com este sistema, denominado eROT (electromechanical rotary damper), será possível aproveitar a energia gerada sempre que se passa por um buraco ou quando se circula em estradas com pavimento em pior estado, energia esta que de outra forma seria perdida. Segundo a marca germânica, os braços da suspensão estarão ligados aos amortecedores rotativos que quando absorvem o movimento da roda são capazes de o transmitir, através de um conjunto de engrenagens, para um motor montado no eixo traseiro, que por sua vez será capaz de transformar este movimento em energia eléctrica que será usada para alimentar outras funções do automóvel, tais como o sistema de ar condicionado, traduzindo-se assim na poupança de consumo de combustível.

“Cada buraco, cada solavanco, cada curva induz energia cinética no automóvel. Os amortecedores atuais absorvem toda esta energia, que é perdida na forma de calor. Com os amortecedores electromecânicos rotativos no sistema eléctrico de 48 Volt vamos poder utilizar toda essa energia”, afirmou Stefan Knirsch, engenheiro da Audi para o desenvolvimento técnico.

A Audi reivindica que durante os testes realizados conseguiu recuperar entre 3 a 613 watts de energia, dependendo do tipo e das condições do pavimento onde circulou. Contudo, a marca de Ingolstadt estima que a capacidade de recuperação média de energia ande “entre 100 e 150 watts”. Em condições normais, o sistema de 48 Volt deverá permitir uma poupança de cerca de 0,7 litros por cada 100 quilômetros. Ainda assim, a poupança no consumo de combustível não foi a única vantagem que os testes revelaram. Também se registou uma diminuição das emissões de cerca de 3 gramas de CO2 por quilômetro.

Além de ser 10 kg mais leve que os sistemas de amortecedores hidráulicos convencionais, a Audi garante que os amortecedores electromecânicos rotativos também se vão fazer sentir no conforto dos passageiros e na condução, já que este sistema permite um sem fim de afinações da suspensão.

A fabricante germânica classificou os primeiros testes como “prometedores”. Ainda assim, o sistema vai continuar a ser testado e desenvolvido, sendo que se estima que a sua estreia em veículos de produção possa acontecer já em 2017.

Fonte: Aquela Máquina

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