Sistemas Eletrônicos

A Era das Máquinas Livres

arduino-duemilanoveNa era da tecnologia e informatização, o acesso a informações se tornou mais fácil permitindo a construção de conhecimento de uma maneira simplificada. Com o auxilio de ferramentas de código aberto e a internet o movimento do “faça você mesmo” está crescendo com grande força no mundo inteiro.

Uma ferramenta essencial desse processo é o Arduino que é uma plataforma eletrônica livre para desenvolvimento de hardware que proporciona o controle de processos por possuir um microcontrolador que é programável através de uma linguagem de programação baseada em C/C++ e de um compilador próprio.

Outra ferramenta fundamental são os softwares de código aberto, que tem seu código fonte incluso e permitem a sua reprodução assim como sua modificação e melhoria. Podendo ser utilizados tanto na programação do Arduino, ou criando programas que resolvam as suas necessidades.

As impressoras 3D estão sendo muito usadas também e permitem a prototipagem e a criação de objetos que seguem os padrões especificados de maneira rápida e independente.

O movimento possui diversas vantagens, como possibilitar um grande grau de liberdade nas criações, além de obter exatamente o resultado que você deseja. A plataforma Arduino é relativamente barata e simples de se operar com bastante material na internet, o que motiva a sua utilização. Independência das grandes empresas é outro fator motivacional, pra que esperar um produto quando você pode cria-lo? A tecnologia está ao alcance de todos.

O requerimento de um conhecimento técnico é uma das desvantagens, além de ser um processo trabalhoso e às vezes demorado. Ferramentas como a impressora 3D é cara e ainda é restrita a grandes laboratórios de pesquisa e ambientes universitários. As alterações em algum software de código aberto devem ser compartilhadas e permitir que outros utilizem a nova versão e modifiquem-na também, o que destruiria os direitos intelectuais pela criação.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com