Nasa lançará vela espacial movida a energia solar

ciencia-20130205090511A Nasa planeja lançar a Sunjammer, uma vela espacial movida a energia solar, em 2014. O projeto pretende usar células fotovoltaicas para abastecer um satélite, que coletará dados e imagens a três mil quilômetros do planeta Terra.

O conceito de vela solar já foi testado pela Nasa em 2012 com a Nano Sail D, um pequeno satélite com uma vela solar. No mesmo ano, o Japão também lançou a Ikarus, outra nave solar.

Agora é a vez da Sunjammer, uma nave solar com 1.200 metros quadrados. Essa dimensão a torna a maior vela solar já construída. Os materiais usados na produção da Sunjammer a deixam resistente e leve. Isso ajuda a vela a funcionar apenas com a energia do Sol, sem precisar de combustíveis adicionais.

Durante o lançamento, a Sunjammer receberá ajuda do foguete Falcon 9, da empresa privada SpaceX. Ele a levará até um ponto gravitacionalmente estável, entre a Terra e o Sol.

A Sunjammer também testará novas tecnologias. Além disso, o modelo usado na criação da vela espacial servirá de exemplo para o desenvolvimento de outras tecnologias aeroespaciais que funcionem a partir de energia limpa, o que reduz o impacto dos combustíveis sem que o satélite seja menos eficiente.

Segundo a Nasa, a Sunjammer ajudará a recolher lixo espacial e contribuirá com a comunicação entre as expedições espaciais e as centrais de controle na Terra. A vela espacial também servirá de descanso para o criador de Jornada nas Estrelas. A Sunjammer levará as cinzas de Gene Roddenberry e sua esposa, Majel Barret, para o espaço.

FONTE: Info Abril logopet