Invenção de metal hidrofóbico que é capaz de fazer água "pular" em uma superfície

Cientistas da Universidade de Rochester, em Nova York, criaram um metal extremamente hidrofóbico. Ao pingar gotas de água sobre ele, a água “pula” como se estivesse sendo repelida por algum tipo de força.

De acordo com os pesquisadores, o metal foi criado usando uma “técnica de laser potente e precisa que cria um intrincado padrão de estruturas de micro e nanoescalas para dar ao metal suas novas propriedades”.

Chunlei Guo, professor de ótica em Rochester, afirma que o efeito é surpreendente. “O material é tão forte que repele a água, ela realmente ricocheteou. Em seguida, ela pousa na superfície de novo, salta novamente, e só então rola para fora da superfície”.

O uso do novo material pode ser surpreendente. Em aviões, ele poderia ser usado para evitar o congelamento da fuselagem. Também seria útil para proteger aparelhos eletrônicos, até mesmo nossos pcs e celulares, da água.

Os pesquisadores já pensam em aplicar a técnica para criar sistemas de recolhimento 100% eficiente de água nos países subdesenvolvidos e também na criação de latrinas em áreas onde a água não é abundante o suficiente para permitir uma limpeza eficaz.

Assista ao vídeo de demonstração do material no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=FLegmQ8_dHg

 

Fonte: EXAME.logo-pet-2