Consumo de energia no país cresceu 4,2% no ano passado, mostra ONS

O consumo de energia no Brasil cresceu 4,2% em 2012, em comparação com o ano anterior. De acordo com o boletim de carga mensal do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN), que responde por quase a totalidade do consumo do país, totalizou 62,801 mil MW médios em dezembro, com alta de 6,3% em relação a igual período do ano anterior.

Segundo o ONS, a alta expressiva da carga em dezembro foi provocada principalmente pela ocorrência de temperaturas acima das esperadas para essa época do ano, com “desconforto térmico extremamente elevado”, nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul.

“É importante ressaltar que a incorporação de novos aparelhos de refrigeração e ventilação para uso residencial e comercial, como resultado da melhoria de renda e da política de desoneração fiscal tem feito com que a carga fique ainda mais sensível às oscilações de temperatura e sensação térmica”, informou o ONS, no boletim.

O operador destacou ainda que o nível de utilização da capacidade instalada (Nuci) da indústria, segundo a FGV, aumentou “ligeiramente”, de 84% para 84,1%, entre novembro e dezembro, acima da média histórica dos últimos cinco anos, de 83,6%.

O destaque do crescimento em 2012 foi a região Nordeste, onde o consumo anual de energia foi 7,4% maior do que em 2011. Entre as causas apontadas pelo operador estão o aumento da carga de refrigeração e irrigação, provocado pelo tempo seco, e a manutenção do desempenho econômico da região.

Na mesma comparação o consumo de energia no Sul avançou 5,1%. O crescimento também se deve à elevação da temperatura na região e ao aumento das perdas de energia no sistema, em função do maior intercâmbio energético entre o Sul e o Sudeste/Centro-Oeste.

No principal mercado de energia do Brasil, o Sudeste/Centro-Oeste, o crescimento do consumo de energia em 2012 foi de 3,6%. Na comparação entre dezembro de 2012 e o mesmo mês do ano anterior a alta foi de 7%, totalizando 38,679 mil MW médios. Segundo o ONS, o crescimento está diretamente ligado ao aumento da temperatura no mês passado.

A região Norte foi a que registrou o menor aumento de consumo em 2012, na comparação com o ano anterior, de apenas 1,2%. A variação “reflete principalmente o desempenho da produção dos grandes consumidores eletrointensivos conectados à rede básica [SIN]”, segundo o ONS.

Fonte: Valor Econômico                                           logopet42