Cientistas criam método para pintar baterias em superfícies

Bateria pode ser criada em virtualmente qualquer superfície (Foto: Reprodução/The Verge)

Cientistas da Universidade de Rice, nos EUA, anunciaram esta semana a criação de um novo tipo de bateria, cuja aplicação é bastante diferente das convencionais. Com os elementos internos transformados em tinta, a bateria é criada pulverizando surperfícies e, sobretudo, pode ser criada em virtualmente qualquer superfície.

Uma bateria comum tem várias camadas responsáveis por armazenar energia. O que os pesquisadores da Univerisdade de Rice fizeram foi transforar cada uma dessas camadas em tinta para ser aplicada individualmente. São ao todo cinco camadas: uma que coleta a corrente positiva, uma com o catodo (nesse caso de lítio), uma com um polímero separador, uma com o anodo (nesse caso de titânio) e uma de cobre que coleta a corrente negativa.

Segundo a líder do projeto Neelam Singh, eles conseguiram alimentar 40 LEDs, durante seis horas, com nove telhas cerâmicas pintadas com a bateria. Depois de 60 ciclos de carga e descarga, a bateria permaneceu com 98% da sua capacidade original.

Singh dá ainda uma sugestão de uso desse tipo de bateria: em conjunto com painéis solares, elas podem criar blocos de armazenamento de energia bem úteis numa casa, por exemplo.

Fonte: TechTudo