Britânicos criam papamóvel movido a pedaladas

imageApós o Papa Francisco ficar conhecido por andar de ônibus, ele poderá conseguir a reputação de ser o papa sustentável. A Associação Ambiental de Transportes Britânica (ETA) vai criar um papamóvel movido a pedaladas.
O transporte neutro em emissões de carbono foi encomendado pela ETA após o pontífice anterior, o Papa Bento XVI, expressar seu desejo de ter um veículo verde. A ideia é transportar o Papa Francisco em um veículo totalmente limpo, abastecido pelas pedaladas de uma bicicleta.
O papamóvel ecológico foi projetado pelo designer Yannick Read. O veículo será um papamóvel com um formato tradicional, mas com a adição de uma ou mais bicicletas na frente.
Read afirma que apenas uma pessoa já será suficiente para carregar o Papa. Mas é possível criar modelos com até quatro bicicletas. Há também a possibilidade de acoplar um motor elétrico. Isso elevaria a velocidade média de 9,6 km/h para até 64 km/h.
A cabine do Papa será blindada e com placas fotovoltaicas na cobertura. Assim, será possível ligar o aparelho de ar condicionado apenas com energia solar. Entre as especificações também estão holofotes interiores de baixa tensão para manter a cabine iluminada.
A estimativa é que o primeiro modelo esteja pronto e possa ser apresentado no meio do ano. O veículo custará aproximadamente 530 mil reais.
FONTE: INFO Abrillogopet