Empresa apresenta recarga sem fios para carros elétricos

Enquanto muito se fala de tempo de recarga, autonomia e peso das baterias, um problema um tanto menor dos carros elétricos parece ser deixado de lado, mas já há uma solução em andamento. O que você vê na imagem é a parte de baixo de um carro com um painel especial e, no chão, o outro painel do sistema desenvolvido pela Qualcomm Halo que permite carregar um veículo elétrico ou híbrido apenas estacionando na posição correta, sem precisar conectar a qualquer fio.

A tecnologia apresentada na última semana em Las Vegas, na CES 2012, leva o nome de Wireless Electric Vehicle Charging (WEVC) e efetua o carregamento através de ressonância magnética, da base (ligada a uma fonte de energia normal) para o carro.

Ainda em testes, a Qualcomm (aquela dos processadores Snapdragon de celulares) acredita que o produto final terá preços competitivos e altíssima eficiência, além de uma “margem de erro” de 20% para os lados, o que facilita para o motorista já que exigir um posicionamento perfeito do carro acabaria com a praticidade do sistema.

Sim, o veículo precisa ter a placa instalada em baixo, ou de fábrica, ou adaptada posteriormente, e é preciso conferir a tal alta eficiência e o consumo em stand by, mas, com as informações que (não) temos, só posso considerar algo assim como positivo para a massificação dos elétricos que tanto queremos.

Fonte: Eco4planet