Placa de Vídeo

O que são?

A placa de vídeo ou placa gráfica, é o componente do computador responsável por processar os dados do mesmo e transformá-los em imagem, após isto envia para o monitor sinais para transmitir a imagem processada.

História

Em 12 de Agosto de 1981 foi lançado pela empresa IBM (International Business Machines Corporation) o primeiro IBM PC (Personal computer ou “computador pessoal”), com o lançamento deste computador foi desenvolvido também a primeira placa de vídeo, a IBM MDA (Monochrome Display Adapter ou adaptador de vídeo monocromático), ela apresentava apenas um modo texto monocromático o qual podia exibir 25 linhas e 80 colunas na tela. Por este fato muitas pessoas não a consideram como a primeira placa de vídeo e sim a placa S3 Trio desenvolvida pela empresa S3 Grafics.

IBM PC

A S3 Trio foi considerada como a primeira placa de vídeo pois ela possui três componentes essenciais para as placas de vídeo, que eram: GPU (Grafics Processing Unit ou unidade de processamento gráfico), RAMDAC (Random-access Memory Digital-to-analog Converter ou conversor digital para analógico de memória de acesso aleatório) e o gerador de frequência. Com a inserção destes componentes na placa foi possível iniciar a aceleração 2D.

S3 Trio 3D

Com a chegada da NVIDIA no mercado, as placas começaram a ter ótimos avanços, por exemplo no ano seguinte do lançamento da NV1, a NVIDIA lançou a RIVA 128 ZX, que foi uma das primeiras placas a realmente otimizar tarefas gráficas.

Nos próximos anos foram lançadas diversas placas por diversas empresas, até que em 1999 chega ao mercado a NVIDIA Geforce 256 (NV10)  que foi a primeira totalmente compatível com Direct 3D 7, porém ela teve um alto preço de mercado com isto não foi muito vendida. Aproveitando este fato, no ano seguinte a ATI lançou a Radeon 7000 (R100) que era capaz de superar a Geforce 256. A NVIDIA não ficou para trás e lançou a Geforce 2GTS, ultrapassando a ATI, após isto a NVIDIA começou a expandir seus horizontes e decidiu lançar placas de baixo custo e com um bom desempenho. 

Com todos estes lançamentos foi iniciado uma batalha entre NVIDIA e ATI (que após alguns anos foi comprada pela AMD), que dominou o mercado de placas tirando diversas empresas da concorrência pelo topo. Esta batalha ainda perdura até os dias atuais, onde ambas continuam sempre a inovar e lançar modelos de baixo custo/ benefício como a GTX 1660 (NVIDIA) e RX 5600 XT (AMD/ATI), indo até modelos de alto custo e desempenho como a RTX 3090 (NVIDIA) e RX 6900 XT (AMD/ATI). Após testes feitos por usuários as placas apresentaram desempenhos parecidos, sendo que em alguns jogos a NVIDIA ganhou enquanto em outros a vitória foi para a RX 6900 XT; vale destacar que mesmo possuindo desempenho parecido, ambas possuem especificações diferentes a RTX 3090 conta com 24 GB de memória dedicada e frequência de memória de 1400 MHz até 1700MHz (modo boost), enquanto a RX 6900 XT possui 16 GB de memória dedicada e frequência de memória de 1825 MHz até 20250 MHz (modo boost).

RTX (NVIDIA) VS RX (AMD/ATI)

Desde o lançamento da primeira placa, até os dias atuais é imensurável toda a evolução que elas apresentaram, seja os aprimoramentos das GPUs ou o lançamento de novas tecnologias como o DLSS. A valorização do mercado de placas também passou por uma grande evolução, com o início da pandemia e da valorização do BIT Coin os preços das placas aumentaram em até 5 vezes de seu valor no início da pandemia. Por enquanto esta alta nos preços é uma má notícia para nós usuários, porém elas continuam a evoluir e quando seus preços voltarem a serem acessíveis poderemos aproveitar melhor deste mundo criado pelas placas.

Por Rodrigo Lúcio

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos.