Loja “contrata” robô para ajudar os clientes, mas o “despede” porque ele assustou as pessoas

 

Há um bom tempo lemos histórias nos avisando de que os robôs assumirão nossos empregos dentro de cinco, 10 ou 20 anos. Mas, não vemos muitas histórias sobre os robôs assumir o emprego aqui e agora. Então, o que aconteceria se os robôs fossem contratados agora? Eles estão à altura da tarefa?

É aí que entra em cena o Fabio, olhando esperançoso e pronto para dar o primeiro passo em sua carreira. Fabio é um robô, desenvolvido pela Universidade Heriot-Watt na Escócia, e especificamente projetado para poder conversar com humanos. O robô está conectado à Internet e qualquer discurso é processado em outro lugar antes que uma resposta seja enviada de volta, bem como Siri ou Alexa.

O supermercado escocês Margiotta concordou em dar ao robô um teste em suas lojas, como parte do programa da BBC  Six Robots and Us.

Em primeiro lugar, o robô parece estar indo bem. Ele saudou os clientes com entusiasmo, dizendo “Olá lindo”. Os proprietários da loja ficaram satisfeitos.

No entanto, em breve ficou claro que ele não seria o mais útil dos funcionários. Na melhor das hipóteses, ele era incompetente ou um idiota, ele estava realmente assustando os clientes.

Enquanto os clientes apreciavam sua conversa, se eles pedissem ao robo-empregado por qualquer informação, ele não era o tipo útil. Quando perguntado “onde é a cerveja?” ele respondeu, “na seção de álcool”.

As pessoas perguntaram onde estava o queijo, na vaga esperança de dizer “o corredor três”.

“Em vez disso, apenas deu uma localização geral, por exemplo,” o queijo está nos frigoríficos “, o que não foi muito útil”, disse a proprietária da loja  Luisa Margiotta ao programa.

Eventualmente, como muitos funcionários ruins, ele recebeu empregos para mantê-lo fora do caminho. Ele foi enviado para a seção de salsicha e pediu para distribuir amostras de salsichas. Ele fez isso com seu entusiasmo comercial, mas os clientes não ficaram impressionados, e na verdade saiu do seu caminho para evitar aproximar-se dele.

Os seres humanos que realizavam a mesma tarefa conseguiram que 12 clientes comessem salsichas de amostra a cada 15 minutos. Fabio só conseguiu uma média de dois.

“Infelizmente, Fabio não funcionou tão bem como esperávamos”, disse Margiotta. “As pessoas pareciam estar realmente evitando ele”.

Não tendo sido útil para localizar produtos e oferecer comida gratuita aos clientes, os donos da loja decidiram não mantê-lo.

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Fonte: Engenharia é

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