Japão apresenta dois robôs e um exoesqueleto que serão usados nos Jogos Olímpicos

A tecnologia está cada vez mais presente em nossa sociedade e o Japão é um dos principais animadores do avanço em direção à automação. Hoje, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 acaba de apresentar o Projeto Robô. Desta forma, dois tipos de robôs e um exoesqueleto estarão encarregados de fornecer apoio e conforto aos trabalhadores e participantes deste evento internacional.

“Os Jogos de Tóquio 2020 são uma oportunidade única para mostrar a tecnologia dos robôs japoneses”, disse Hiroshi Hirakawa, líder do Robot Project em comunicado oficial à imprensa. “Este projeto não será apenas sobre mostrar robôs, mas mostrar sua implantação prática da vida real para ajudar as pessoas.”

Dois robôs

Os dois robôs, o apoio humano (HSR) e suporte de entrega (DSR) foram fabricados pela Toyota Motor Corporation, a fim de direcionar as pessoas, fornecendo informações e trazer comida e outros bens. O HSR tem um braço embutido para pegar bandejas ou cestas, o DSR tem a aparência de uma lixeira com rodas, mas também pode carregar algumas coisas.

“Temos analisado como podemos apoiar o cotidiano das pessoas e como podemos desenvolver robôs que podem ser associados à vida cotidiana”, disse o gerente geral da Toyota, Minoru Yamauchi, à Associated Press. “Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, haverá muitos convidados em cadeiras de rodas e gostaríamos que eles aproveitassem os jogos sem se preocupar com sua mobilidade.”

Um exoesqueleto

Além dos robôs, a Panasonic também desenvolveu um exoesqueleto que é chamado de Power Assist Suits. Estes serão utilizados pelos trabalhadores para ajudá-los a levantar e movimentar objetos pesados. Esses não serão usados nos próprios locais de competição, mas em “instalações e aeroportos relacionados”.

A Panasonic menciona que seus exoesqueletos irão melhorar a eficiência dos trabalhadores em 20%, permitindo que eles levantem cargas pesadas com menos esforço e sem o risco de dor.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário! xD

Fonte: EngenhariaÉ