Este não é um simples papel, ele é um microfone e alto-falante

Os alto-falantes domésticos ficaram menores ao longo dos anos – pense em seu smartphone, fones de ouvido e outros dispositivos de áudio em comparação com o sistema estéreo gigante de seus pais -, mas a ciência por trás deles permaneceu a mesma coisa.

Ou seja, até agora. Pesquisadores da Michigan State University revolucionaram a tecnologia de áudio com o desenvolvimento do dispositivo FENG, que é uma tecnologia em papel e dobrável que pode ser usada como alto-falante ou microfone, e pode gerar sua própria energia à medida que um usuário se move.

A equipe de pesquisadores da Michigan State University que vem desenvolvendo o papel, é liderada pelo professor de engenharia elétrica e informática, Nelson Sepúlveda. Eles procuraram criar uma tecnologia ambientalmente amigável que pudesse colher eletricidade produzida por atividade humana, como andar ou correr, e converter essa energia para os eletrônicos.

Em 2016, eles revelaram seu dispositivo ultra-fino, que provou ser capaz de converter energia mecânica suficiente em energia elétrica para alimentar eletrônicos domésticos comuns, incluindo um teclado, uma tela sensível ao toque LED e outros dispositivos com um simples toque ou deslize de um dedo. Sua invenção foi inegavelmente impressionante, e os pesquisadores já colocaram suas vistas para o futuro. Eles acreditavam que essas inovações iniciais eram apenas o início do que era possível usando a tecnologia FENG.

Eles estavam certos. O que eles descobriram foi que não só o FENG poderia ser usado para a energia, mas também poderia ser usado como um dispositivo de áudio. O dispositivo originalmente transformou energia mecânica (quando caminha, por exemplo) em energia elétrica para carregar dispositivos, mas eles descobriram que também poderia transformar o dispositivo em um microfone convertendo a energia mecânica das vibrações sonoras em energia elétrica. Também foi na direção oposta: quando a energia elétrica é transformada em energia mecânica, ela cria um alto-falante.

Fonte: Engenharia é