Engenheiro do MIT cria dispositivo que permite usar wifi para carregar o celular

Imagine ser capaz de recarregar seu celular em apenas alguns segundos com wi-fi. O engenheiro espanhol Tomás Palacios desenvolveu junto com sua equipe de pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology(MIT), nos Estados Unidos, um dispositivo capaz de realizar esse sonho futurista.

É um pequeno dispositivo que transforma as ondas eletromagnéticas de wi-fi em eletricidade de corrente contínua para alimentar smartphones, computadores e todos os tipos de sensores e tecnologia wearable (como relógios inteligentes).

Na verdade, a ideia de usar esses sinais como “carregadores” de dispositivos eletrônicos não é nova: as antenas especiais que tornam isso possível são chamadas de “retenas” (antenas retificadoras).

Mas esta é a primeira vez que um dispositivo totalmente flexível é criado para esse propósito e sem a necessidade de usar uma estrutura grande.

Palacios e sua equipe criaram a partir de um novo material chamado dissulfeto de molibdênio (MoS2), um dos melhores semicondutores do mundo.

Mas como isso funciona?

A antena pega o sinal wifi e se conecta ao dispositivo, que contém material semicondutor. E então o sinal viaja através desse material, que por sua vez converte essas ondas em eletricidade, que pode ser alimentada para recarregar baterias ou alimentar outros tipos de circuitos.

“O que estamos apresentando é uma nova maneira de alimentar os sistemas eletrônicos do futuro usando a coleta de energia dos sinais de Wi-Fi”, explica Palacios em artigo publicado no blog do MIT.

Curte o conteúdo do Energia Inteligente? Compartilhe com seus amigos e deixe sua opinião aqui nos comentários!

Fonte: Engenharia É