Cientistas criam material “impossível”, o Upsalite

A descoberta da Upsalite aconteceu por acidente

A descoberta da Upsalite aconteceu por acidente

Nada é impossível na ciência, apenas altamente improvável. Mas, isso não impede os cientistas de comemorar uma nova descoberta anteriormente considerada praticamente impossível. Pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, criaram um carbonato de magnésio desordenado sem água.

O material é chamado de Upsalite. Ele tem a maior área de superfície medida de um carbonato de metal alcalino, com 800 metros quadrados por grama. Isso significa que o material tem capacidade de absorver muito líquido. A versão “superabsorvente” do carbonato de magnésio quebrou o recorde mundial de área de superfície e absorção de água.

A descoberta da Upsalite aconteceu por acidente. Os cientistas tentavam criar um material parecido usando uma câmara de reação no laboratório. Acidentalmente, deixaram um material dentro da máquina e foram embora. Quando voltaram na segunda-feira, encontraram um tipo diferente de todos os que já tinham visto.

Depois disso, os cientistas se dedicaram durante um ano para analisar em detalhes o material e fazer ajustes nos experimentos. Foi assim que descobriram como o carbonato de magnésio pode ser criado em um processo simples, de baixa temperatura. A superfície densa tem poros vazios, cada um com o diâmetro inferior a dez nanômetros. Isso ajuda a explicar como o material é tão absorvente.

As propriedades do Upsalite podem tornar o material útil em várias aplicações, como para recolher resíduos tóxicos, limpar vazamentos de óleo e lixo tóxico com mais segurança. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico científico PLoS One.

Fonte: Examelogopet