Equipe da Siemens revela robô-aranha com tecnologia de impressão 3D

Livio Dalloro and a red spider robotPesquisadores dos Estados Unidos demonstraram um protótipo de robôs em formato de aranhas equipados com tecnologia de impressão 3D, que são capazes de trabalhar juntos para construir estruturas e superfícies complexas.

Os dispositivos, apelidados de SiSpis, desenvolvidos por um time do campus de Princeton da Siemens Corporate Technology, são o mais recente passo no desenvolvimento de técnicas de manufatura móveis autônomas, as quais a Siemens acredita que poderiam ter um grande papel na produção de qualquer coisa, desde aeronaves até navios.

“Nós estamos buscando a utilização de diversos robôs autônomos para a manufatura aditiva colaborativa de estruturas, como carroceria de carros, cascos de navios e fuselagens de aviões”, disse Livio Dalloro, que lidera o grupo responsável pelos robôs.

Projetados e construídos quase que inteiramente dentro da empresa e utilizando uma versão modificada do software NX PLM da Siemens, cada aranha é equipada com uma extrusora similar às encontradas nas tradicionais impressoras 3D e imprime uma substância conhecida com ácido polilático.

Cada robô é equipado com uma câmera integrada e um scanner laser que permite a eles interpretar o ambiente à sua volta. Conhecendo o alcance de seus braços de impressão 3D, eles irão saber sozinhos quais partes de uma área podem cobrir, enquanto outros robôs utilizarão a mesma técnica para cobrir as áreas adjacentes.

Graças ao algoritmo que permite um planejamento de tarefas entre vários robôs, dois ou mais dispositivos podem colaborar na manufatura aditiva ou processo de superfície de um único objeto ou área. Dividindo cada área em caixas verticais, os robôs podem trabalhar em colaboração para cobrir até mesmo geometrias complexas de forma que nenhuma caixa é deixada para trás.

Por conta das aranhas sempre saberem onde estão, um dispositivo pode autonomamente encontrar seu caminho de volta para a estação de carga quando as baterias estão fracas, mas antes transmite um relatório de progresso para uma aranha recarregada que está apta para continuar de onde sua colega parou.

Fonte: The Engineerlogo-pet-2