Engenheiros do MIT anunciam tecnologia revolucionária de absorção de CO2 da atmosfera

Engenheiros do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, desenvolveram uma nova maneira de remover o dióxido de carbono do ar. A inovação é revolucionária e poderá fornecer uma ferramenta significativa na batalha contra as mudanças climáticas, isto sem falar que a nossa saúde agradece. O método é baseado na passagem do ar através de uma pilha de placas eletroquímicas carregadas, o que requer um gasto muito menor de energia do que as técnicas utilizadas hoje.

Desenvolvido por Sahag Voskian e T. Alan Hatton – ambos doutores e cientistas, o dispositivo é essencialmente uma bateria grande e especializada que absorve o dióxido de carbono que passa pelos eletrodos à medida que ela é carregada, e liberando conforme é descarregada. Todo o sistema opera em temperatura ambiente e pressão normal do ar.

Em outras palavras, a reação química ocorre à medida que a bateria é carregada, e esta é a chave desta tecnologia revolucionária. Em outros métodos propostos para captura de carbono, eram necessárias etapas intermediárias de processamento químico, o que demandava muito mais energia e encarecia o processo.

engenheiros mit dióxido de carbono 2

Segundo os responsáveis: “Tudo isso ocorre em condições ambientais – não há necessidade de entrada térmica, de pressão ou química. São apenas essas folhas muito finas, com as duas superfícies ativas, que podem ser empilhadas em uma caixa e conectadas a uma fonte de eletricidade”.

A questão ambiental

Nos últimos anos, os esforços contra as mudanças climáticas vêm se fazendo presentes em praticamente todos os âmbitos da sociedade. Cidadãos, empresas e laboratórios estão criando soluções para que nosso futuro seja mais sustentável e saudável.

Segundo T. Alan Hatton – um dos autores do projeto: “Nos meus laboratórios, temos nos esforçado para desenvolver novas tecnologias para lidar com uma série de questões ambientais que evitam a necessidade de fontes de energia térmica, mudanças na pressão do sistema ou adição de produtos químicos para completar os ciclos de separação e liberação“.

Fonte: Hypeness