MME acredita em clima melhor nas próximas duas semanas para aliviar sistema

Ministro reafirma continuidade de acionamento térmicas na base em 2015, mas lembra que dependência da fonte hídrica diminuiu em vinte anos

A expectativa do MME é que o clima melhore nas próximas duas semanas, o que trará alívio ao sistema. Ao avaliar o resultado do leilão realizado na última quinta-feira, o ministro de Minas e Energia deu essa previsão. “Acreditamos que as altas temperaturas deverão estar removidas de cima de regiões do Sudeste em duas semanas e teremos avanço e tranquilidade no setor”, afirmou Braga, que participou nesta sexta-feira, 16 de janeiro, de entrevista coletiva à imprensa na sede da Eletrobras, no Rio de Janeiro (RJ).

Ele confirmou o acionamento das térmicas para 2015 em virtude da adversidade climática, mas lembrou que em vinte anos a dependência da fonte hídrica diminui em 10%, com o aumento da diversificação matriz energética.

Ainda de acordo com Braga, o ano de 2015 começou com menos águas nos reservatórios e que as afluências serão similares a de 2014. A diferença é que as regiões Sul e Norte estarão com hidrologia melhor que o do ano passado, o que faz com que grandes usinas, como Itaipu, Tucuruí, Santo Antônio, Jirau e Teles Pires tenham boa performance. “Elas estarão em um ritmo hidrológico menos desfavorável que as outras”, afirma.

Fonte: Canal da Energialogopet