Itaipu investe em energia solar para abastecer Centro Executivo

energia-solar3-300x198A Itaipu Binacional também está investindo na energia solar. O mais novo projeto da administração da usina é transformar parte do teto do estacionamento do Centro Executivo, em Foz do Iguaçu (PR), em uma microgeradora de energia elétrica.

No local serão fixados 78 painéis fotovoltaicos, com capacidade instalada de 20 kW e potencial para produzir 2.470 kWh por mês. O suficiente para suprir 8% de todo o consumo do Centro Executivo (aproximadamente 30.000 kWh).

Parte da produção dos painéis poderá ser absorvida pela Copel, distribuidora de energia no Estado, gerando crédito para Itaipu na conta de luz.

O novo sistema irá gerar uma economia de R$ 1.700 por mês, com pay back (retorno do valor investido para implantação do sistema) de apenas oito anos.

A previsão é de que a microgeradora entre em operação no dia 14 de fevereiro, após a conclusão das adequações civis, instalação dos equipamentos (painéis e inversores), comissionamento e regularização junto à Copel.

Além da produção de energia renovável, o novo sistema será importante para ajudar Itaipu a obter a certificação ISO 50.001, norma relacionada com a gestão da energia, em fase de implantação no Centro Executivo.

Se for aprovada, a microgeradora poderá ser ampliada no próprio edifício e expandido para outros prédios abastecidos com energia da Copel.

Fonte: Ambiente Energialogo-pet-2