Israel testa estradas que fazem recarregamento sem fio nos veículos

Esqueça o posto de carregamento de carros elétricos, as estradas do futuro próximo poderiam alimentar seu carro elétrico enquanto você dirige, eliminando a necessidade de parar para recarregar ou reabastecer. A startup israelense Electroad está trabalhando para pavimentar o caminho para um mundo mais verde com tecnologia que moderniza as estradas existentes com bobinas enterradas para carregar indutivamente veículos elétricos. A equipe já realizou testes bem sucedidos da tecnologia, e agora será implementado em estradas elétricas com maior escala com uma rota de ônibus público em Tel Aviv.

Fundada com o objetivo de reduzir as emissões globais, a Electroad promete uma maneira mais econômica, eficiente e limpa de viajar. A startup usa tecnologia que depende da indução eletromagnética – o princípio básico por trás dos smartphones e das escovas de dentes recarregáveis sem fio – para alimentar carros elétricos com energia renovável durante a condução. Embora outras empresas como a Qualcomm e a KAIST também trabalhem com cobrança de veículos sem fio, o CEO da Electroad, Oren Ezer, diz que, embora o conceito seja o mesmo, a tecnologia é diferente.

“Nossa tecnologia é flexível”, disse Ezer. “Somente o cobre e a borracha são necessários, e a implantação é rápida e fácil. Você pode reformar um quilômetro de estrada em apenas metade de um dia, da noite para a manhã. “O processo de instalação começa com um raspador de asfalto que cava uma trincheira de 8 centímetros de profundidade. Um segundo veículo instala as tiras de carga de energia sem fio e preenche a trincheira de volta com asfalto. Inversores inteligentes com comunicação em tempo real são instalados nos lados da estrada. Uma unidade de bobina ligada debaixo do veículo elétrico recebe poder transferido sobre um pequeno entreferro de 24 centímetros. A radiação é minimizada e localmente protegida para a segurança dos condutores e dos passageiros.

A Electroad planeja se concentrar primeiro no transporte público antes de abrir a plataforma para o transporte privado. A startup testou com sucesso sua tecnologia com um ônibus elétrico há cinco meses em Tel Aviv e abriu 20 metros de estrada elétrica adaptada fora de seu laboratório. Em breve, a empresa testará a tecnologia em um ônibus público elétrico com uma rota estabelecida em Tel Aviv. Desde que o ônibus conduzirá em estradas elétricas, não necessitará ser recarregado embora terá uma bateria pequena para permitir que o barramento conduza até cinco quilômetros sem uma corrente elétrica.

“Removemos a fonte de energia”, disse Ezer. “A eletricidade virá de energia renovável transferida para a estrada. Esta é uma solução realmente sustentável. Uma bateria para um ônibus elétrico pode custar US$ 300.000 e pesar 5 toneladas. Se você remover a bateria, então o ônibus é muito mais leve e requer menos energia. Esta tecnologia é economia de custos. Se você compará-lo com ônibus diesel, é metade do preço. Se você começar com transporte público que vai poupar dinheiro e, em seguida, pode abri-lo até os táxis e bondes. O retorno é muito rápido.

Ezer tem um sonho para transformar todo o transporte de Israel elétrico com carregamento indutivo. A Electroad recebeu um subsídio de investigação e inovação do Programa Horizonte 2020 da União Europeia e completou recentemente um programa na Capital Nature, um acelerador que se centra na energia renovável emergente em Israel. A startup planeja testar sua tecnologia em uma rota de ônibus público em Tel Aviv no próximo ano.

Fonte: EngenhariaÉ2