Energia Eólica offshore nos EUA e do que se trata

O atual presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, anunciou no dia 25 de Maio um projeto para expandir sistemas de geração eólica offshore para a costa do estado da Califórnia. Dessa forma, seu objetivo é que ao final de seu desenvolvimento, a área explorada será capaz de gerar eletricidade o suficiente para alimentar cerca de 1,6 milhões de casas ao longo da próxima década. 

Este projeto do governo estadunidense faz parte do plano de Biden para atingir a geração de 30 GW (o suficiente para alimentar cerca de 10 milhões de casas) através da geração eólica offshore até 2030, possibilitando assim um aumento no número de empregos e oportunidades ao redor da área graças ao crescimento energético.

A administração de Biden estipulou uma meta para tornar a geração de energia elétrica dos EUA 100% limpa até o ano de 2035, na esperança de evitar uma crise climática global. Além desta, o presidente também espera transformar a economia do país de tal forma que ele mantenha seu desenvolvimento econômico a partir somente de fontes limpas de energia. Tais prospecções estipulam também um desafio para a nação de implementar as famosas “smart grids” no seu sistema de transmissão.

Confira sobre as smart grids em dois posts aqui do Blog: Especial: Smart Grids no Brasil e Entenda os desafios das redes elétricas inteligentes.

O que é a chamada Energia Eólica Offshore?

Ela consiste na transição dos parques eólicos em terra firme (onshore), para localidades em mar aberto (offshore). Basicamente, os chamados “moinhos de vento” são instalados em zonas costeiras, porém dentro da água. Desta forma, se reduzem os impactos visuais e acústicos tão comuns nos parques tradicionais onshore. Além disso, o recurso eólico existente no mar é muito maior, aumentando a eficácia de seu aproveitamento para geração de energia elétrica. Atualmente, existem tecnologias que possibilitam a criação de parques offshore flutuantes. Logo, pode-se dizer que esta área tem muito potencial e promete ser o futuro neste tipo de aproveitamento da energia dos ventos.

Projeto de Parque offshore flutuante

Nesse sentido, é interessante destacar também que o Brasil, em especial, possui um potencial imenso nesta área de usinas eólicas offshore que pode a vir ser explorado nos próximos anos, devido à sua extensa área litorânea (7.367 km).

Caso queira saber um pouco mais sobre a energia eólica e como ela pode ser utilizada para geração elétrica no geral, confira o post a seguir: “Como Funciona : Energia Eólica”.

Matéria por Bernardo Andrade

Fontes : CNN, The Verge, Iberdrola.