Bateria de alumínio recarrega em 1 minuto

 Pesquisadores das universidades de Stanford e Taiwan criaram uma bateria de alumínio que recarrega rapidamente, é muito segura e poderia ser fabricada a baixo custo.O protótipo recarrega completamente em apenas um minuto e suportou 7.500 ciclos de carga e recarga sem degradação – para comparação, uma bateria de lítio tem durabilidade prevista de 1.000 ciclos.

“Nós desenvolvemos uma bateria recarregável de alumínio que pode substituir os atuais dispositivos de armazenamento, tanto as baterias alcalinas, que são ruins para o meio ambiente, quanto as baterias de íons de lítio, que ocasionalmente explodem em chamas,” disse o professor Hongjie Dai.

O alumínio é um material interessante para baterias porque é mais barato do que o lítio e tem potencial para armazenar uma grande quantidade de carga.Mas ninguém até hoje conseguiu viabilizar uma bateria de alumínio que produzisse uma tensão suficiente e fosse durável.

A solução encontrada pela equipe integra um eletrodo negativo de alumínio com um eletrodo positivo de um tipo especial de grafite. Os dois são mergulhados em um eletrólito de líquido iônico no interior de um invólucro recoberto por polímero.

“O eletrólito é basicamente um sal que é líquido a temperatura ambiente, de forma que ele é muito seguro,” disse Ming Gong, principal criador da bateria ao lado do seu colega Meng-Chang Lin.

Bateria de alumínio recarrega em 1 minuto

 O alumínio se dissolve no eletrodo negativo, enquanto íons contendo alumínio migram para os espaços entre as camadas de grafite no eletrodo positivo. No recarregamento, dá-se o inverso, depositando-se o alumínio metálico de volta no eletrodo negativo.

Apesar de muito durável e de conservar a tensão gerada ao longo de milhares de ciclos de carga e descarga, o protótipo gera uma tensão baixa, cerca de metade da gerada por uma bateria de lítio. Os esforços da equipe irão se concentrar agora nesse aspecto. Além disso, a “injeção” dos íons de alumínio entre as camadas de grafite faz o material se expandir, contraindo-se quando a energia é consumida.

“Fora isso, a nossa bateria tem tudo o mais que você poderia sonhar em uma bateria: eletrodos de baixo custo, boa segurança, carregamento de alta velocidade, flexibilidade e ciclo de vida longo. Eu a vejo como uma nova bateria em seus primeiros dias. É muito emocionante,” disse o professor Dai.

 

Fonte: Inovação Tecnológica

 

Logo Pet 2