Implantaram um capacete impresso em 3D para salvar um pássaro que tinha câncer

Jary é um pássaro tropical da Índia, e vive em cativeiro em um parque de Cingapura. Sua vida não era muito mais conhecida do que a de outros espécies como ele, mas tudo mudou quando ele foi diagnosticado com câncer em julho passado.

 A doença no topo de sua cabeça, que se destaca por seu capacete estranho, tinha uma ferida de mais de oito centímetros e a equipe do Jurong Bird Park rapidamente suspeitou que poderia ser uma doença grave. Jary passou por um scanner que confirmou a presença de tecido cancerígeno na calota craniana, no interior da cabeça.

Mas o Jary é forte. Depois de passar pelo scanner, uma equipe de cirurgiões começou a trabalhar. Eles colocaram nele a prótese que foi projetada graças a uma impressora 3D. Depois de terminar esse processo, encheram todos os orifícios com resina para não deixar folga e parafusaram a prótese para torná-la perfeita.

Após a recuperação da operação, a ave tropical foi devolvida ao parque e, embora ainda passe alguns dias em quarentena até confirmar que sua evolução é positiva, ela logo se juntará ao restante das aves de sua espécie.

O nome de Jary vem do nórdico e significa “guerreiro com capacete”. Um nome perfeito para este pássaro com muito desejo de continuar vivo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos!

Fonte: Engenharia É