Tecnologia 5G domina feira de Barcelona

Quinta geração de internet móvel, com sua promessa de velocidades ainda mais rápidas, tornou-se o centro das atenções do MWC 2016. Mas a tecnologia só deve chegar ao mercado depois de 2020.

A próxima geração da internet móvel é a conexão 5G – abreviação de quinta geração –, depois da 4G (também chamada LTE), da 3G e da 2G.

Pode parecer pouco romântico, mas as velocidades estonteantes que o universo 5G deve trazer são capazes de deixar qualquer um deslumbrado. Estima-se uma velocidade de download de até 10 Gbps, ou dez vezes mais que os níveis atuais da 4G.

Há também o chamado período de latência – ou quanto tempo um dispositivo leva para transferir um pacote de dados para outro dispositivo. Com a tecnologia 5G, esse período deve ser reduzido a um único milissegundo, comparado com os atuais 50 milissegundos.

Assim, não é à toa que a conexão 5G se estabeleceu como tema central do Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, na Espanha, evento conhecido por definir o futuro da tecnologia móvel.

Muitos alertam, porém, que todo esse entusiasmo em torno de desenvolver uma internet ainda mais rápida pode ignorar – ou pior, abandonar – as milhões de pessoas mundo afora que ainda têm pouco ou nenhum acesso à internet.

Conectividade: para pessoas ou objetos?

Uma das coisas que tenho ouvido muito no MWC deste ano, e que pessoalmente achei um pouco decepcionante, é essa ideia de que 4G significa proporcionar uma boa experiência aos usuários, e que 5G significa conectar objetos”, afirmou o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, ao discursar na abertura do evento.

O executivo argumentou que, no ritmo atual, é possível que cerca de metade da população do mundo não tenha acesso à internet em 2020 – o dado faz parte do relatório State of Connectivity, divulgado recentemente pelo Facebook.

“Espero que as pessoas aqui [no MWC] se concentrem nessas duas prioridades: fazer com que haja uma banda larga melhor, um período de latência menor e velocidades mais rápidas, mas também terminar nosso trabalho e garantir que todas as pessoas do mundo tenham acesso à internet”, disse Zuckerberg.

O criador do Facebook enfrentou dificuldades ao tentar promover o serviço Free Basics – que oferece acesso gratuito, porém limitado à internet na Índia –, pois órgãos reguladores de telecomunicações levantaram questões e críticos afirmaram que se tratava de uma afronta à neutralidade da rede.

Zuckerberg reiterou que todos devem ter acesso à internet

 

Quando teremos o 5G?

Alimentar a história de um futuro em que tudo estará conectado será o fio condutor para o desenvolvimento da tecnologia 5G. Mas ainda não foi possível estabelecer quando essa próxima geração da internet móvel vai se tornar realidade.

Há três anos, a Huawei prometeu investir meio bilhão de dólares em pesquisas e desenvolvimento de 5G, com objetivo de colocar a nova tecnologia no mercado até 2018. Durante o MWC, porém, o presidente da companhia chinesa, Guo Ping, prolongou as expectativas.

“O 5G não estará disponível comercialmente até 2020. E poderá levar ainda mais tempo para a implementação em grande escala”, anunciou o executivo aos participantes do evento.

Por enquanto, a tecnologia de internet móvel do futuro ainda está no futuro. Pode ser uma corrida, mas o caminho é mais longo do que o esperado. Ainda assim, algumas pessoas duvidam da eventual chegada da conexão 5G – e do novo mundo que virá com ela.

Fonte: DWlogo-pet-2