Uma luva foi criada para fazer você sentir objetos virtuais

realidade virtual tem uma série de desafios a superar antes de estarmos passeando verdadeiramente através de mundos virtuais. Mas podemos chegar lá antes do que você pensa.

 Pesquisadores descobriram recentemente uma maneira de fazer com que espaços confinados pareçam praticamente ilimitados na realidade virtual, manipulando nossos movimentos oculares, por exemplo. E agora, uma nova luva desenvolvida por pesquisadores na França e na Suíça pode ajudar os usuários a sentir objetos virtuais.

A nova luva é chamada DextrES e foi apresentada no Simpósio da ACM sobre Interface de Software e Tecnologia de Usuário (UIST) em Berlim. É incrivelmente leve, menos de oito gramas por dedo, mas relativamente forte, capaz de gerar até 40 Newtons de força de sustentação, e pode ser manipulada para fazer as pessoas sentirem que estão segurando algo duro, como uma xícara de café ou algo tão macio quanto uma esponja.

“Os jogos digitais são atualmente o maior mercado, mas há muitas outras aplicações potenciais – especialmente na área da saúde, como para treinamento de cirurgiões”, diz Herbert Shea, chefe do Laboratório de Transdutores leves da EPFL, em um comunicado . “A tecnologia também pode ser aplicada em realidade aumentada”.

Para fazer você se sentir como se estivesse segurando algo, o sistema usa duas tiras de metal que, quando estimuladas com uma corrente elétrica, se encaixam juntas. Isso permitiu que os pesquisadores simulassem a sensação de aderência quando quisessem, ou permitissem um movimento completamente livre.

Tecnicamente, esse tipo de mimetismo já era possível, mas tradicionalmente exigia o uso de equipamentos volumosos ou exoesqueletos caros . O fato de DextrES ser tão leve, no entanto, é importante. Afinal de contas, o objetivo é basicamente enganar seu cérebro, fazendo-o pensar que você está segurando os objetos virtuais, ao invés de usar uma luva pulsante que está bombeando retorno tátil para sua mão.

Os pesquisadores testaram o dispositivo fazendo com que os usuários usassem os objetos virtuais e os manipulassem de maneira precisa, confira:

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Fonte: Engenharia É

logo_pet2