O primeiro navio autônomo e totalmente elétrico do mundo será lançado na Noruega em 2018

A Noruega será o primeiro país do mundo a construir um navio automatizado e sem tripulação, o veículo promete revolucionar o transporte marítimo, que é um dos grandes emissores de poluição ao mundo.

 Usando o sistema de posicionamento, radar, câmeras e sensores. A baterias são recarregadas quando o veículo está estacionado para carga e descarga.

Segundo o Wall Street Journal a embarcação custará US $ 25 milhões, cerca de três vezes mais do que um navio contêiner convencional de seu tamanho, mas os patrocinadores dizem que sem necessidade de combustível ou tripulação promete reduzir os custos operacionais anuais em até 90%.

A empresa responsável pelo projeto planeja começar os testes na metade de 2018, a partir de 2019 passe para operação remota e, em 2020 esteja completamente pronto para o uso.

O Yara Birkeland, como foi apelidado, está sendo desenvolvido pela empresa Yara International e pelo fabricante de sistemas de orientação Kongsberg.

Um executivo de Yara disse ao Wall Street Journal que, uma vez que os regulamentos forem alcançados, a empresa planeja construir navios maiores que possam trabalhar rotas mais longas. Se pudermos conseguir economias de custo semelhantes, podemos mudar o mercado marítimo.

Fonte: EngenhariaÉ

logo_pet2